Inteligência, Sabedoria e Fé

Texto Basse: Tiago 3: 13 “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.
Três coisas talvez das mais importantes no que se trata de uma mudança de vida humana.

Introdução: Esta passagem do livro de Tiago nos leva ao entendimento, que pessoas sábias têm um comportamento bem definido são pessoas mansas e de bons resultados. Provérbios 17: 24 “A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra”. Na ausência da sabedoria não a consistência, nesta fragilidade que muitos ficam vagando.

Muitos se acham sem sabedoria ou sem capacidade. Quem sou eu? (Êxodo 3.11) até Moises se achou! Mesmo tendo um grande chamado de Deus para ser um grande líder. Pare de dar desculpas, pois Ele sabe que você é capaz! Eu serei contigo. (Êxodo 3.12) E o que não faltam são “desculpas” para tentar justificar a si mesmo e aos outros os constantes resultados negativos, mas segundo a bíblia todos nós temos a mesma capacidade, Deus não deu mais sabedoria para uns do que para outros. Romanos 2: 11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas. O que distanciam muitas pessoas da benção e da prosperidade e a forma que algumas pessoas usam a sabedoria e não a falta da mesma.

Existem três tipos de pessoas: Existem aquelas que têm sabedoria e não usam, outros que usam contra si mesmas e as que têm e usam a seu favor, dentro destas três possibilidades em qual delas você se sente inserido? Deixem comentar.

Como posso agir de uma forma inteligente? É quando tomo as minhas decisões não baseado em mim, mas na sabedoria de Deus, assim eu ajo pela fé em sua palavra.

Hoje Deus está te chamado para viver uma vida inteligente com a sabedoria que vem de Deus e uma fé que vem da palavra de Deus, a fé aumenta quando escutamos a palavra, a sabedoria aumenta quando pedimos a Deus, tudo isto acontece quando usamos a inteligência que Deus nos deu.

Segundo a bíblia um comportamento adequado é um forte indicador que você está usando a sabedoria a teu favor, também Provérbio diz que que o sábio sabe o que quer e é consistente nesta busca.
Deus pode aceitar seus sentimentos como Moises, mas Ele não ira aceitar suas desculpas, isto quer dizer que você tem o direito de pensar o que você quer de você mesmo, mas precisa se levantar e agir. Moises usou a desculpa, Eu nunca fui bom orador. (Êxodo 4.10) olha o que Deus responde: Adivinha quem fez a sua boca? (Êxodo 4.11-12).

Hoje quero ensinar você a ter uma fé bíblica, não é qualquer tipo de fé, é uma fé em um Deus que te prometeu e Ele não e homem para que minta. Quero levar você a andar em um novo nível de sabedoria de Deus para que você venha a conhecer o plano poderoso e profundo que Ele tem para sua vida. E te levar a ser cada vez, mais inteligente não seguindo os concelhos de pessoas derrotadas, mas de um Deus que te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida e também através de sua vida. Independentemente de quais são seus sentimentos, pode ser que você pense como Moises naquela época, mesmo assim Deus o levantou e irá levantar você também.
Vamos orar para que a partir de hoje usemos nossa inteligência para andar na sabedoria de Deus e ter uma fé que geram grandes milagres.

Conclusão: Marcos 5. 25 -29 Como esta mulher do fluxo de sangue depois de 12 anos usando a sua inteligência, sabedoria e fé para tentar resolver um problema gastou tudo o que tinha sem sucesso, mas um dia resolveu usar a inteligência, usando sua fé na sabedoria de Deus e presenciou um milagre poderoso em sua vida, assim será com você! Chega de gastar tempo dinheiro e esperança no que não funciona é tempo de mudança. Nós vamos orar e a sua vida terá um novo sentido.

Ap. Edison Meneghetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here