Reedificando os muros para viver em segurança


Texto Base: Neemias 1: 1 a 10

Na época de Neemias Jerusalém estava sendo saqueada e roubada não havia muros e os inimigos não encontravam dificuldades para entrar, destruir e roubar.
O que aconteceu com os Judeus continua acontecendo hoje, muitas pessoas vivem reclamando de seu salário na esperança de que se aumentasse seu salário sua vida melhoraria. Mas a verdade é que muitas vezes o que define nosso sucesso financeiro não é o quanto ganhamos e sim o quanto não somos roubados. A bíblia não esta dizendo que estava faltando recursos para os Judeus, mas que eles estavam em grande miséria porque tudo o quanto eles produziam lhe era roubado.
Assim acontece em nossas vidas, muitas vezes ao invés de levantar os muros e buscar parar o inimigo que esta nos roubando, ficamos insistindo em aumentar nossa entrada financeira.

Vamos aprender com Neemias como resolver este problema.

1- Neemias buscou tomar conhecimento da situação: Neemias 1:1-3, As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.

2- Ligou as dificuldades com a falta de muros: Neemias viu que o que estava levando aquele povo à destruição era a falta de entendimento do que lhe causara tantas dificuldades; se referindo ao pecado. Nem.1 -5 e 6 “E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais têm cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.

3- Preparou uma estratégia para deter o inimigo: Neemias parou de olhar para si, e voltou seus olhos para a necessidade do povo e de Deus, Neemias clamou a Deus de todo o seu coração, ele foi buscar ajuda em Deus para mudar a situação, ele reconheceu que o povo estava pecando, e precisava de ajuda. Neemias sabia que Deus também não estava feliz com a situação de seu povo.

Conclusão: Neemias viu o sofrimento do povo e isto mexeu com ele, hoje nós somos os Neemias desta terra, e Deus espera que nós nos levantemos e agimos para vermos mudanças. Os problemas estão acobertados pelos pecados, Neemias ligou o problema ao pecado e ele fez uma estratégia para resolver os problemas, precisamos hoje envolver nossas famílias para reconstruir os muros, envolva sua célula, seus líderes e assim levantaremos os muros necessários para impedir que sejamos saqueados e destruídos pelas trevas (pecado). Neemias não estava preocupado com investimentos em sua própria vida e nem na terra, ele estava disposto a pagar o preço para ver mudança naquele povo. Seja um Neemias, levante muralhas contra o pecado, ore, clame a Deus, e leve as pessoas a reconhecerem e se arrependerem dos seus pecados, para saírem do caos e da miséria.

Apóstolos Edson e Izadete

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here