Um Chamado ao Discipulado


Jesus veio para formar discípulos dispostos a obedecer!

Texto base: Mt.4:18-20 “Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram”.

Introdução: Uma das missões de Jesus na terra era formar discípulos que continuassem os seus ensinamentos. Ele procurava e até hoje procura homens e mulheres que estão dispostos a deixar para trás suas convicções erradas e segui-lo. Jesus disse em Lc 9: 23-25 Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz, e siga-me. Pois quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Pois, que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?” Para muitos, esse versículo representa um peso, mas as atitudes e decisões erradas de desobediência a este convite causarão para o seu futuro um peso muito maior. Pedro e André que tinham renda, estabilidade, decidiram abrir mão e seguir os passos do Mestre e em momento algum duvidaram que seguir a Jesus era o melhor a se fazer.

André era pescador em Betsaida, filho de João, irmão de Simão Pedro. Não teve dificuldade em ouvir o chamado de Jesus e deixar tudo. Segundo estudiosos, era um homem prudente (cauteloso), gostava de aprender e estava sempre disposto a servir.

Seguir e servir, talvez sejam as duas frases mais fortes no ministério de fazer discípulos. Temos uma cultura de servir somente quem nos recompensa, principalmente com dinheiro, quanto mais aumenta o salário junto aumenta a motivação de servir, assim que fomos treinados para viver, Jesus nos faz um convite para andarmos em uma outra dimensão. A primeira coisa que nos exige e tomar uma cruz e não o salário e seguir e ele diz que esta atitude e por amor a Ele, ele chama isto de perder a vida, qual a vida? A que nós tínhamos sido treinados a viver, movidos por dinheiro e passar a viver uma vida movida por um propósito. E Ele quer nos abençoar já que Ele e dono de todas as riquezas, “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam”. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6.19 – 21. Precisamos ter o coração disponível para que Deus nos use, ser um discípulo disposto a seguir e a servir Jesus. André seguiu não por status ou posição, mas por amor a Jesus. A vida de André nos ensina que seja onde estivermos devemos ser instrumentos nas mãos do Senhor Jesus, impactando e inspirando aqueles que nos cercam, mais do que nossas palavras, nossa vida e exemplo devem falar mais alto.

Conclusão: Você é escolhido por Deus para ser um grande discípulo, ser um servo disponível, para influenciar muitas pessoas a andar no caminho de Deus. Assim como a vida de André que nos inspira, nos ensina a termos um coração disponível, servo, deixando que a luz de Jesus brilhe em nós, sendo Ele o único que “apareça”, seremos grandes homens e mulheres de Deus. Você acredita que mesmo em muitos casos se sentindo incapaz você tem condições de ajudar muitas pessoas? Sim! o que Jesus tinha? e Ele ajudou a muitos, por este motivo vamos orar para que, confiamos mais em Deus do que em nós mesmos, crendo que possamos ser instrumento em suas mãos e Ele nos retribuirá com bênçãos sem medida.

                                                               Pra. Michele Meneghetti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here